Agradando a Quem?
“Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” (Hebreus 11:6)
Como é importante viver para agradar a Deus e não a nós mesmos ou às pessoas que nos cercam! Mas, para que isso aconteça, precisamos viver pela fé, confiando no caráter e nas promessas de Deus.
Toda a Bíblia dá testemunho de pessoas que viveram pela fé e outras que viveram pelos sentimentos e impressões próprias; pessoas que confiaram em Deus e em Sua Palavra e outras que confiaram em si mesmas e nas promessas de seres humanos.
Vemos Saul, um homem impressionante fisicamente, importante na sociedade de sua época, bem visto e admirado por todos. Mas ele não viveu para agradar a Deus, não viveu pela fé. Saul preferiu agradar a si mesmo, apoiando-se em seus sentimentos e nas próprias impressões do que era melhor para ele e para o povo. Preferiu dar ouvidos a seu coração enganoso, deixando de confiar no caráter e nas promessas de Deus. Por outro lado vemos Davi, um homem que parecia fraco e insignificante na sociedade de sua época, que não era bem visto e muito menos admirado pelas pessoas. Mas Davi decidiu agradar a Deus; decidiu viver pela fé ao invés de basear sua vida no que sentia ou no que as pessoas achavam melhor. Ele tomou a firme decisão de confiar no caráter de Deus e desconfiar de seu coração enganoso. Viveu pela fé, confiando na Palavra de Deus e submetendo-se à vontade de Deus, mesmo quando isso significava sofrimento.
No livro de Hebreus encontramos outro grande exemplo de fé: “Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado; Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível. Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse.” (Hebreus 11:24-28)
Mas, e você e eu? O que nos motiva? O que nos impulsiona e atrai? Será que é o desejo de agradar a Deus? Será que estamos dispostos a viver pela fé, confiando no caráter e nas promessas de Deus, negando a nós mesmos dia a dia?
Gostaríamos de encorajar você a ouvir o curso, “Saul e Davi”, disponível em nosso Instituto Bíblico. Esse curso vai lhe ajudar a viver pela fé.
Que Deus abençoe você!
Equipe do Instituto Bíblico da BBN
0 Comentários